Menu

Cliqu       Rádio Cidade Caraá
            Rádio Cidade Caraá  

Dia D de vacinação contra a gripe é neste sábado

08 MAI 2018
08 de Maio de 2018
Acontece no próximo sábado (12/05) o Dia D de vacinação contra a gripe. A Campanha Nacional iniciou no dia 23 de abril e vai até 1° de junho. Até esta data a expectativa da secretaria municipal da Saúde, é de que cerca de 11.500 pessoas sejam vacinadas contra a doença em Santo Antônio da Patrulha.

 

No dia D, quando há maior mobilização para vacinação, das 8h às 17h, todas as unidades de saúde estarão realizando a imunização. A vacina também estará sendo realizada no supermercado Nacional, no hiper e no super Gomes e na Vila  Assis Brasil.

 

O diretor do Setor de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Santo Antônio diz que ainda uma outra oportunidade foi criada com horário estendido, para facilitar a procura pela imunização: “Todas as quartas-feiras do mês de maio a sala de vacina do posto de saúde central estará funcionando até às 19h”.

Até o dia primeiro de junho, a vacina estará sendo realizada em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários:

- Posto de Saúde Central - Das 7h:15min até às 16h:50min.

- Postos de Saúde das seguintes localidades: Agasa, Várzea, Bom Princípio, Menino Deus e Miraguaia: das 8k às 12h e das 13h  às 16h50min.

A imunização será voltada principalmente para idosos, gestantes, crianças com idades entre seis meses e 5 anos, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, puérperas (mulheres cujo parto ocorreu há até 45 dias) adolescentes e adultos privados de liberdade.

A definição do público-alvo se baseou em critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e em estudos epidemiológicos.

Sintomas e prevenção

Entre os sintomas da gripe estão febre alta, dor muscular, dores de cabeça e na garganta e coriza. O ministério da Saúde lembra que o vírus usado na vacina é “inativado”, não podendo gerar uma gripe. A imunização evita entre 32% e 45% o número de hospitalização por pneumonia e entre 40% e 75% as mortes por complicações resultantes do vírus.

A imunização é contraindicada para pessoa com alergia a ovo, que devem procurar o médico para orientações. A reação em geral ocorre com dor no local da injeção, sem provocar efeitos colaterais maiores. De acordo com o ministério, não há risco de fazer a vacinação contra a febre amarela e Influenza.

Além da vacinação, são orientações para evitar o vírus lavar as mãos com frequência, usar lenço para a higiene do nariz, cobrir o rosto no momento do espirro, evitar compartilhar objetos de uso pessoal e tomar cuidado com o contato com pessoas que tenham adquirido o vírus.

 

      Viviani Silveira Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Sto Antônio da Patrulha
Voltar


Rádio Católica
Rua canto do meio, 150 - Caraá, RS - Brasil
cep: 95515-000

Tenha você também a sua rádio