Menu

Cliqu       Rádio Cidade Caraá
            Rádio Cidade Caraá  

Santa Casa presta contas para autoridades de Santo Antônio da Patrulha

26 SET 2018
26 de Setembro de 2018
Aconteceu na manhã desta segunda-feira (24/09) no auditório da Câmara de Vereadores, a reunião extraordinária do Conselho Municipal da Saúde. Um dos assuntos tratados foi a prestação de contas do hospital Santa Casa de Santo Antônio da Patrulha.

A prestação de contas apresentada pelo administrador hospitalar Maurício Fogaça demonstrou dados atualizados de janeiro até agosto de 2018. De acordo com o relatório, foram realizadas 46.472 consultas, 528 internações e mais de 170 mil exames. Atualmente a instituição conta com quase 200 funcionários, atende SUS, convênios e particulares. É referência em psiquiatria e oftalmologia, conta com atendimento 24 horas com clínico geral e pediatra e realiza exames como mamografia, raio x, ecografia, densitometria, entre outros.

Outro assunto debatido foi a judicialização da saúde, abordado pelo Juiz da Comarca, Felipe Roberto Palopoli e do Promotor de Justiça Camilo Santana que falaram, em um primeiro momento, sobre as internações e as remoções hospitalares que chegam ao judiciário. Os representantes do judiciário explicaram que estes procedimentos devem seguir trâmites legais e recomendações dos médicos. Para o Dr. Camilo, que está ha mais tempo no município, a vinda da Santa Casa trouxe uma melhoria para o Santo Antônio. Ele disse que a fiscalização deve ser feita, com o acompanhamento dos dados pactuados e da prestação de contas, mas declarou ser contra reclamações e pedidos nas redes sociais.

Sobre críticas em redes sociais, o Prefeito Daiçon Maciel falou que “seu maior sonho de é que o hospital saia do debate político e que haja perfeito entendimento e colaboração entre todos os poderes. Só assim iremos evoluir e, isso vale para todas as áreas e a maior beneficiada com esta postura será a população.”

Também foi destacado na reunião o compromisso que a Santa Casa tem com o Município, de acordo com o contrato assinado em maio de 2017, que é de atender urgência e emergência. Internação, por exemplo, é responsabilidade do Estado e consultas eletivas, ou seja, atendimentos sem urgência devem ser realizados pelos postos de Saúde. Desta forma, foi lembrado que os atendimentos cumprem a ordem de emergência, o que, consequentemente, pode representar em uma espera maior para aqueles que não se encontram em situação de risco.

O diretor geral da Santa Casa Dr. Júlio Dorneles relembrou a principal condição para a instituição vir para o município “para se estabelecer em Santo Antônio tinha uma condição, de não se submeter a nenhuma disputa política. Nosso foco é a saúde.” Já o diretor executivo da Santa Casa, Osvaldo Balparda, destacou que as reclamações e sugestões devem ser feitas nos canais corretos, através das ouvidorias para que possam tomar as medidas cabíveis e serem solucionadas.

A reunião contou com a presença dos poderes Executivo, Judiciário, Legislativo representado pelos vereadores Jorge Eloy, Marcelo Santos, Eronita Andrade, Charlis Santos, Manoel Adam e André Selistre, além da representante da Secretaria da Saúde do Estado, a primeira dama, Aglaé Regina Silva e da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde Fabiana Osório Kurtz, Prefeito do Caraá Nei Pereira dos Santos, diretoria da Santa Casa de Porto Alegre e de Santo Antônio da Patrulha, além de representantes do conselho Municipal da Saúde.

 

CANAIS para reclamação e sugestões:

A população pode contatar a ouvidoria da Santa Casa (3215.8505 ou e-mail ouvidorias@santacasa.tche.br), ouvidoria do SUS (3662.8424 e 08000 645 0644 ou e-mail ouvidoriasus@pmsap.com.br), 18ª Coordenadoria Regional de Saúde  (3663.3188/3663.2933 ou e-mail: 18crs@saude.rs.gov.br ou Secretaria Estadual da Saúde (Telefone: 0800 6450 644 e  Disque Saúde: 136).

 

 

 

 

--        Viviani Silveira Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Sto Antônio da Patrulha
Voltar


Rádio Católica
Rua canto do meio, 150 - Caraá, RS - Brasil
cep: 95515-000

Tenha também o seu site. É grátis!