Menu

Cliqu       Rádio Cidade Caraá
            Rádio Cidade Caraá  

Principais festas religiosas de outubro devem reunir 4 milhões de fiéis

05 OUT 2018
05 de Outubro de 2018
O turismo religioso no Brasil injeta R$ 15 bilhões na economia por ano. Só para você ter uma ideia, neste mês de outubro, das 185 atrações e festividades que estão inscritas no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo, 49 estão relacionadas a romarias, missas, círios, peregrinações e procissões.

Uma das principais é o Círio de Nazaré, que ocorre em Belém do Pará, sempre no segundo domingo do mês. A celebração religiosa dura duas semanas e está para os paraenses assim como o Natal para o restante do país.

O evento chega a reunir mais de dois milhões de fiéis na cidade. Pelo simbolismo e importância, a festa da padroeira da Amazônia foi reconhecida pela Unesco como patrimônio imaterial da humanidade.

Para a estudante de Direito, Morgana Maria Lobato, de 21 anos, um dos pontos altos do festejo é a corda utilizada para puxar o carro que transporta a Imagem da Santa – uma tradição que envolve milhares de fiéis.

“As pessoas que vão na corda sempre estão antes, muito antes para guardarem seus lugares, para começarem a rezar, fazendo homenagens à Nossa Senhora. Muitas pessoas cumprindo promessas; algumas acompanham descalças, calçadas, de joelhos.”

Aparecida do Norte, em São Paulo, por exemplo, é famosa entre os turistas religiosos por abrigar o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, segundo maior do mundo. Este santuário só fica atrás da Basílica de São Pedro, no Vaticano. A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é considerada também o maior santuário mariano do mundo e recebe mais de 12 milhões de romeiros por ano. De acordo com a Secretaria de Turismo do Município, só neste mês, devem circular 1 milhão de pessoas para as festividades.

Além disso, em outubro também tem a festa de São Francisco de Assis, cujo centro de romarias é Canindé, no Ceará. Os fiéis percorrem mais de 120 km debaixo do sol até chegar ao maior santuário franciscano das Américas. Segundo a Secretaria de Turismo do Estado, as festividades por lá também devem reunir 1 milhão de fiéis.

De acordo com o Ministério do Turismo, no Brasil, o turismo religioso movimenta cerca de 20 milhões de viagens por ano, o que faz aquecer as atividades do comércio e serviços com a geração de emprego e renda.

Reportagem, Cintia Moreira
Voltar


Rádio Católica
Rua canto do meio, 150 - Caraá, RS - Brasil
cep: 95515-000

Tenha também o seu site. É grátis!